quinta-feira, 11 de março de 2010

Dia Internacional do Segundo Sexo

Bom, eu sei que já tem quase uma semana que o dia da mulher passou, mas gostaria muito que esse fosse o tema dessa volta do blog.
No dia 08 recebi um e-mail de uma amiga nos parabenizando pelo dia tão especial, aquele texto clássico. Eu achei que seria bacana responder e tentar mostrar que esse não é um dia tão bom para ser festejado, disse que me recusava a comemorá-lo porque sabia que no dia seguinte as mulheres continuariam sendo espancadas e estupradas, também lhe mandei esse link http://marjorierodrigues.wordpress.com/2009/03/07/dispense-esta-rosa/ de um post de uma blogueira excelente (leiam!). A meninas ficou um bocado revoltada e respondeu que vai continuar comemorando todas as nossas conquistas e como somos respeitadas e etc. Eu não falei mais nada porque não queria começar uma discussão,não lá!
Eu não comemoro o dia internacional da mulher pelos mesmos motivos que essa minha amiga o faz. Ela diz que somos muito felizes com tudo que já conquistamos, deixe-me enumerar essas conquistas: a jornada tripla de trabalho que poucas vezes é reconhecida porque como muitos homens dizem “vocês é que desistiram de se dedicarem aos filhos como é o certo”, nós não podemos exigir que nossos maridos dividam tarefas de casa, não é? Eles saem todos os dias para caçar e ainda precisam se preocupar com a nota dos filhos?
Ela também diz que somos respeitadas independente de raça e cultura, bom, eu preciso lembrá-la de que os homens ainda recebem mais que as mulheres que ocupam os mesmos cargos (quando não cargos superiores), que apenas mulheres são acusadas de bruxaria ou têm seu clitóris arrancado em tribos africanas (afinal, nós somos muito ardilosas e não precisamos mesmo sentir prazer). E eu nem vou começar a citar aquelas bobagens que todo mundo diz o tempo todo: “mulher no volante, perigo constante”, “só podia ser mulher”, “deixa que eu faço isso, você não tem força”.
O e-mail continua e ela diz que se as mulheres ainda são espancadas e estupradas é por incompetência dos planos de combate ao desrespeito dos direitos humanos, típico! Nunca culpar o agressor, sempre esquecer que a sociedade tabém é culpada incentivando o comportamento violento dos homens e a submissão das mulheres. Aliás, muitas mulheres adoram bater no peito dizendo que hoje os crimes de agressão são punidos. Jura? Com o quê? Cestas básicas?
Eu tenho muito orgulho em ser feminista e em poder listar todas as conquistas da mulher ao longo das últimas décadas, mas não é por isso que vou esquecer toda a discriminação e humilhação que sofremos em nossos locais de trabalho, em nossos lares e etc. Apesar de muitas estarem satisfeitas com “o que já conquistamos” eu ainda quero mais. E não vou parar de lutar




Nenhum comentário:

Postar um comentário