segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Pieguices e machismo



Essa semana fui no noivado de uma prima e lá mesmo comecei a pensar sobre as discussões que vivem aparecendo como aquela velha/horrível frase "A família é uma instituição falida" porque nós víamos ali dois jovens super emocionados um pedindo pra família do outro na presença dos amigos e parentes permissão para noivar! Outro detalhe curioso é que todos os amigos dos, agora, noivos eram casados.
Vejo um monte de gente falando que os jovens não querem compromisso e que os divórcios estão cada vez mais frequentes e eu tenho visto justamente o contrário, pessoas com idades entre 20 e 25 anos se casando e não ando vendo nenhuma separação (além das que já são antigas). Claro que se você pegar adolescentes até uns 18 ou 19 anos eles realmente estão mais preocupados em sair e conhecer gente nova do que em morar junto ou algo do tipo, mas isso também é natural já que os conflitos nessa fase são um saco (se você não se aguenta as vezes imagina ter que aturar outra pessoa?!).
Eu também não vou ficar aqui defendendo e dizendo o quanto foi lindo os dois cortando o bolo (de noivado?! Nem sabia que noivado tinha bolo) e trançando as taças já que eu nem acho esse tipo de ritual dos mais comoventes. Aquela ideia de que tem que ter uma cerimônia para o compromisso ser mais concreto e essa do cara ter que pedir pro pai da noiva me cheira tanto a machismo e conceitos de posse da filha sendo entregue ao futuro marido que não me deixam admirar essas coisas. Só falei um pouquinho bem pra mostrar que os novos adultos gostam de relacionamentos sérios, planejamento de futuro e pieguices antigas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário