sábado, 2 de outubro de 2010

"Meu filho vai ter nome de santo"

Eu converso muito com meus amigos sobre todo tipo de coisa, e acho engraçado que a reação de homens e mulheres as vezes é diferente em determinados assuntos, como esse, mulheres que optam por não ter filhos, eles não acham nada de mais e elas ficam chocadas! "Como você pode não querer filhos? É a coisa mais linda, a realização na vida de uma mulher". Eu discordo. Muita mulher tem filho, ou porque deseja ou porque cede aos apelos do marido, da família e da sociedade, mas nem sabe se tem vocação, se tem preparo pra isso. Ter filhos não é fácil, é preciso condição para criá-lo bem, dar boa educação e ter preparo emocional porque você pode estar formando um ser humano ou um monstro. Não acredito que alguém pode nascer mau, é a vida, a educação.
Também acho muito triste essa coisa de filho ser a maior realização de uma mulher porque ele vai crescer, vai embora e você fica com o que? O filho não é seu, ele é um ser autônomo. Ter um filho com esse tipo de expectativa é ruim e frustração certa, mas a gente ouve isso o tempo todo e começa a acreditar, "vai ser bom, eu vou ser feliz" e não é. Depressão pós-parto tá aí pra provar isso, gravidez não é sinônimo de felicidade e realização.
Sempre que falo que não desejo ter filhos todo mundo olha com aquela cara condescente: "ah, mas você é tão jovem, ainda vai mudar de ideia!", olha, posso até mudar (não acredito em certezas absolutas), mas me conheço bem o suficiente para saber que não tenho estrutura emocional e psicológica para lidar com um filho, ser culpada se não souber criá-lo. As pessoas acham filhos lindos, mas esquecem da parte difícil, parir é imensamente fácil perto da ideia de passar uns 15/20 anos moldando um ser humano.
Acho muito irritante essa mania da sociedade de dizer como devo ser, se devo ou não ter filhos, se posso ou não casar (outra coisa impensável de ser dita numa roda de mulheres) e de me condenar quando minhas escolhas não são as pré-estabelecidas. Da minha vida cuido eu!

5 comentários:

  1. sou obrigada a concordar com você, qdo eu falo que não quero ter filhos é um choque generalizado, já me chamaram até de egoísta! Eu não sou obrigada a parir. Ninguém é obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com vc. As pessoas têm filhos indiscriminadamente mas não pensam no investimento a ser feito e não é só em dinheiro.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. A sociedade nos impõe que só seremos felizes quando formos mães. Pior, que só seremos completas quando formos mães. A mídia, as novelas só reforçam isso. As novelas costumam retratar as mulheres q não querem filhos como amargas, tristes, abandonadas. Para ser feliz é preciso ter filho. E muita gente acredita nisso.

    ResponderExcluir
  4. Realmente, concordo em tudo no q vc diz!! tmb sei o q é dizer isso e as pessoas dizerem q isso é uma coisa q vai passar a forma de pensar e tudo mais...escuto isso sempre!!

    ResponderExcluir
  5. Pois eu sou mãe. Não creio que NADA seja "receita de bolo", serve pra mim então deve servir pra todo mundo. Mas posso te contar uma experiência, se interessa um ponto de vista diferente: eu somente descobri o que é o amor, aquela coisa que dói de tão bom sentir, que dá medo, que dá um sentido novo a tudo, eu conheci quando vi pela primeira vez a carinha do meu filho!! E eu só descobri se estava ou não "preparada" pra ser mãe naquele momento, pois não há nada que te prepare para viver isso, não. Nada do que dizem serve pra todos. Algumas coisas, eu descobri sozinha, mesmo.

    ResponderExcluir